5 dicas para arquitetos conseguirem mais clientes e aumentar seus negócios

Precisamos concordar que tudo que nós sabíamos anteriormente sobre ‘mercado’ no Brasil está diferente agora; a nova realidade ultrapassou cenários até mesmo criados por nossa imaginação.

Mais do que nunca os profissionais que trabalham na área da construção civil e design precisam ser criativos para driblar a crise econômica.

E eles devem tentar convencer os clientes de que arquitetura é sempre uma boa ideia.

Artigo: 7 Formas de como gerar tráfego orgânico

Aliás, sabe por que é uma boa ideia? Porque um bom planejamento de um negócio arquitetura pode evitar várias dores de cabeça.

Tendo algo assim mãos, torna-se mais fácil entender como um espaço pode ser bem aproveitado, atendendo completamente as nossas necessidades.

E melhor, tudo isto dentro de um orçamento fechado, impactando menos a natureza e dando um bom destino a possíveis resíduos de obra.

De fato, temos todas as razões para justificar a contratação de um arquiteto. Mas, talvez, algumas pessoas ainda se sintam resistentes a essa ideia, principalmente levando em consideração o momento atual.

Artigo: O Dropshipping Nacional é Legal Compensa Montar Loja ou Está Saturado?

Em contrapartida, o trabalho do arquiteto não pode parar; ele precisa, independente das circunstâncias – se quiser manter o seu negócio – arranjar mais clientes. Mas como fazer isto?

#1 Repense as suas metas

Novas realidades exigem metas diferentes.
Quando a situação muda sem aviso é que percebemos o quanto é importante ser resiliente.

Empreendedores que planejam ações com antecedência não são pegos desprevenidos. E criar uma margem mais larga de segurança nos faz bem preparados para as adversidades que a vida nos impõe – isto vale até mesmo para o âmbito pessoal.

Neste momento, não vale a pena ficar olhando para o passado. Precisamos estar atentos a como o mercado se movimenta neste momento e quais são os dados projetados para o futuro, com base em informações sólidas – não coloque seu negócio em jogo com achismos.

Se antes você não tinha interesse por colunas de economia e finanças, está mais do que na hora de rever os seus conceitos.

Tire um momento tranquilo para refletir sozinho ou conversar com a sua equipe e planejar novas ações a curto, médio e longo prazo, para o bom andamento das atividades.

Pense nos gastos e nos lucros, e o que é possível se fazer para conseguir clientes, respondendo a esta questão numérica. Talvez seja o momento também de repensar quanto deve ser o seu salário – sem ficar abaixo do teto – versus quanto cobrar pelos seus serviços de arquiteto.

#2 Faça uma pesquisa de mercado

Claro que uma coisa é aquilo que nós imaginamos e até sonhamos e outra é a realidade do mercado. Podemos cobrar quanto quisermos pelos nossos serviços, porém isso não é garantia de aceitação dos clientes.

Mas é óbvio que também não podemos nos colocar num nível tão inferior que nos faça ser vistos como desqualificados ou que nos leve a praticamente pagar para trabalhar.

Você pode evitar tudo isso. Sempre que possível, faça uma nova pesquisa de mercado para entender toda a situação.

São essas algumas das perguntas que precisam ser respondidas nesta pesquisa:

  • Como a sua concorrência está lidando com o momento atual?
  • O que estão oferecendo de novo?
  • O que ainda mantêm em sua cartela de serviços?
  • Qual a reação dos seus clientes nas redes sociais?
  • Como são esses clientes? De que faixa etária, classe social e mais ao qual eles pertencem?
  • Quais as maiores buscas do mercado de acordo com as dúvidas colocadas pelas pessoas em suas trocas de mensagens?
  • E o que dizem outros especialistas em portais de notícias, colunas de blog e além?

#3 Renove o visual e a mensagem da sua empresa

Às vezes nós nos perguntamos por que uma determinada empresa consegue vender mais facilmente os seus produtos e serviços do que outra empresa. E a resposta para esta questão é quase sempre a mesma em todos os nichos de mercado: publicidade.

É muito importante você reavaliar a imagem do seu negócio. Isto inclui a identidade visual que você adotou para toda a sua empresa, desde as instalações físicas até o perfil nas redes sociais.

Também repense o seu logotipo, slogan, descrição de missão, e até a forma de encaminhamento dos arquivos e o tom de comunicação adotado nos e-mails e em outras conversas com os clientes. Tudo isso é importante para “vender o seu peixe”.

Artigo: 73% dos empreendedores digital não usa temas profissonais WordPress

Quando se trata de arquitetura, é essencial mostrar visualmente para as pessoas tudo aquilo que se é capaz de fazer. Tem profissionais que se dedicam a construir um bom site.

Outros que gostam de compartilhar a sua rotina em plataformas como o Instagram. E até mesmo os que apresentam formalmente 40 passo-a-passo de execuções de obras em vídeos no YouTube. E o que seria melhor para a sua empresa? Reflita sobre isso.

#4 Flexibilize os seus serviços

Houve um tempo em que a utilização de softwares era algo visto como “de outro mundo” para os arquitetos no Brasil.

Mas muito de repente essa realidade mudou, tanto que hoje é praticamente impossível conversar com os clientes sem apresentar desenhos de maquetes eletrônicas em três dimensões. E mais recentemente o mercado passou por outra discussão que foi a adoção de serviços à distância.

Os tais projetos EAD de arquitetura ainda são muito polêmicos. De fato, tem coisas que o profissional só pode avaliar com precisão visitando o local da obra.

Artigo: Melhores sites para comprar seguidores Instagram teste grátis

Contudo, há uma série de recomendações, principalmente a nível de design e decoração, que não fazem a mesma exigência.

E é justamente essa linha de trabalho que tem salvado a remuneração de muitos arquitetos no país entre 2020 e 2021.

Enquanto muitas empresas deram pausa, outras flexibilizaram os seus serviços e adaptaram as suas atividades para um regime de home office.

Seus clientes agora surgem por outros motivos.
Alguns precisam de ideias que possam ser executadas por eles mesmos. E tem também aquelas pessoas que estão se planejando agora para um momento de retomada da realidade em breve.

Caso este plano não dê certo para você, ainda há mais uma opção, que é uma mudança de foco de carreira. Sabia que há arquitetos que utilizam seus conhecimentos em outras áreas do mercado?

Por exemplo, arquitetos que trabalham para a indústria de games e indústria cinematográfica; arquitetos que trabalham com redação de conteúdo especializado; arquitetos que trabalham com paisagismo – sem contato com pessoas; e mais.

#5 Invista em um novo modelo de marketing

Voltando àquela questão sobre a sua imagem de profissional e a imagem da sua empresa no mercado, devemos citar novos modelos de marketing que ajudam a atrair clientes.

Ao invés de seguir aquele modelo tradicional de publicidade para fazer com que as pessoas saibam da existência do seus serviços, pode ser tomada uma estratégia diferente.

Ela se valeria das novas mídias para atrair a atenção de curiosos, reforçar laços entre parceiros comerciais, além de encantar e fidelizar clientes. Estamos falando do Marketing de Conteúdo.

Mas o que seria isso? Bem, tem a ver com o modelo de Marketing que utiliza uma vasta produção de conteúdo que alimenta portais, sites, blogs, vlogs, revistas eletrônicas e mais com o material que tem por finalidade a promoção de profissionais e marcas.

Através de matérias especiais, posts e até e-books, as empresas respondem dúvidas de clientes e os persuadem a realizar ações que podem levar a compra de serviços.
Arquitetura é hoje também um nicho de mercado que se vale do marketing de conteúdo. Pense nisso como troca de favores.

Você repassa para o mundo informações relevantes – que até mesmo ajudam a valorizar toda a sua categoria profissional – e, ao mesmo tempo, consegue atrair a atenção daqueles que possam vir a ser os seus futuros clientes.

Aproveite este momento de ficar mais tempo dentro de casa e estude as opções. A hora é agora!
Essas dicas de decoração foram criadas pela equipe Viva Decora.


Outros artigos…

Receba artigos como esse totalmente grátis em custo

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!
0 0 votes
Avalie artigo
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x