3 dicas para fazer um e-mail marketing conciso

3 dicas para fazer um e-mail marketing conciso

Atualmente, o e-mail marketing é o meio mais poderoso de criar e desenvolver uma audiência que esteja engajada com seu negócio ou marca. Afinal, dá a permissão do contato direto e a longo prazo com seus prospects, leads e clientes.

Assim, a marca pode trabalhar em qualquer fase do funil e ter resultados sem muita dificuldade. Uma vez que se consegue o e-mail de uma pessoa interessada, basta trabalhar os conteúdos no tempo correto e, assim, terá resultados na estratégia.

Às vezes, o bom conteúdo é como um crachá de identificação de funcionário, os clientes veem a empresa como uma referência no mercado em que ela atua.

Através da combinação de uma estratégia de marketing com um funil de vendas bem definido, essa magnífica ferramenta vai converter os leads em suas respectivas etapas, cada um sendo atingido de uma forma personalizada.

Imagine que alguém está procurando uma empresa de pintura e encontra uma que tenha toda uma estrutura de conteúdo. Essa pessoa não pensará duas vezes e fará o contrato de prestação de serviço de pintura predial, pois ela entende que é um serviço confiável.

Sendo assim, este artigo vai apresentar o que se entende como e-mail marketing, os aspectos referentes à sua importância e dicas para que você o utilize em sua empresa.

Conceito e finalidade de e-mail marketing

Inicialmente, pode-se dizer que o e-mail marketing é uma prática de comunicação que faz a conexão de forma direta entre empresas e seus possíveis clientes por meio de um canal de comunicação utilizado por 53% da população mundial.

Com fundamento em alguns dados, é possível ter a certeza que, se uma pessoa tem acesso à Internet, ela possui no mínimo uma caixa de e-mail.

São dados certeiros, assim como quem busca um aluguel sala privativa, não possui uma sala privativa própria e, por isso, está procurando uma para alugar.

Com base nos dados do site Statista, o número de usuários de e-mail em todo o mundo em 2021 foi de 4,14 bilhões, o que mostra um aumento de 110 milhões de novos usuários em comparação com 2020. Nesse mesmo período, a população mundial cresceu 74 milhões.

Visto isso, é muito provável que o público-alvo de uma empresa esteja entre essas pessoas. Por exemplo, uma empresa de almoço confraternização empresa que faz e-mail marketing, certamente tem algumas dessas pessoas.

O e-mail marketing se iniciou no fim da década de 1970, assim que o gerente de marketing de uma empresa, Gary Thuerk, enviou 400 e-mails fazendo a promoção de computadores da companhia, o que gerou 13 milhões de dólares em vendas.

No entanto, foi na década de 1990 que a Internet alavancou o e-mail marketing. Para fazer um e-mail marketing correto, e não acabar na caixa de spam, é essencial seguir as boas práticas, pois o cliente dificilmente ficará feliz se isso não for feito.

Isso abriu os caminhos para um novo modo de comunicação, mas também fez emergir os indesejados spams e, como consequência, surgiram as regras para proteger os consumidores dessas práticas antiéticas.

Nos anos 2000, tornou-se claro que somente enviar mais e-mails, sem criar o conteúdo pensando no destinatário em questão, não era suficiente para ter grandes resultados.

E, desde esse período, o mercado compreendeu que para realizar um e-mail marketing com efetividade e não cair na caixa de spam, é de extrema importância priorizar as boas práticas indicadas.

Assim como fazer um holerite de pagamento, as indicações precisam ser cumpridas totalmente e ser bem organizadas para que seja possível ter um bom entendimento.

A criação de tecnologias, como os smartphones, e de novas formas de relacionamento, como o surgimento das redes sociais, causou um forte impacto também sobre o e-mail marketing.

Porém, independente da tecnologia, sabe-se que nos dias de hoje é muito importante focar nas necessidades de cada usuário ao receber o e-mail.

Assim, o que iniciou como um meio de comunicação de massa, se transformou em uma grandiosa estratégia de relação com os leads e os clientes.

Além de ser uma boa ferramenta para alcançar seu público no cenário ideal, o e-mail é usado por pelo menos metade da população mundial, e mesmo com uma grande quantidade de e-mails sendo enviada diariamente, grande parte é aberta.

Como se fosse um banner para empresa, já que um banner deve ficar visível ao público, pois é uma forma de fazer propaganda e atrair mais clientes.

Além de tudo, mais da metade dos usuários checam seus e-mails todas as manhãs. Assim, o e-mail marketing se torna ainda mais eficaz e lucrativo para as empresas ou marcas investirem nessa ferramenta de comunicação.

O que deve conter o e-mail marketing

A etapa inicial, como destacado antes, é conhecer com quem a empresa está falando. Depois que entendeu e segmentou seu público, e deixou definida a persona, pode-se dar início à construção da estratégia de e-mail marketing e pensar no conteúdo.

Há alguns assuntos que são comuns na utilização do e-mail marketing e esses temas mais usados são:

  1. Os eventos;
  2. As promoções;
  3. Os anúncios especiais e personalizados;
  4. Os lançamentos;
  5. Conteúdo que interesse aquele segmento;
  6. Avisar ao público sobre os produtos e serviços;
  7. Confirmar a compra;
  8. E o pós-venda.

Uma empresa que fabrica flyer festa junina pode alimentar seu público ao longo do ano com curiosidades através dos e-mails, principalmente os usando para apresentar cupons que podem ser utilizados na empresa quando chegar o mês junino.

Todos os temas habituais estão completamente ligados à geração de valor, conteúdo, ou à venda ou aviso de promoções. Se for bem usado, pode ser um grande instrumento para as corporações.

A importância do e-mail marketing

Sabe-se que nenhum e-mail deve ser cadastrado de forma avulsa e todos eles precisam ser assinados conscientemente pelos próprios usuários.

Assim, listas de e-mails não podem e não devem ser adquiridas por outros meios, uma vez que o usuário não deu autorização para essa ação.

Outro elemento importante é que, sempre que um e-mail marketing for enviado, é necessário colocar bem visível para o destinatário a função de remover seu e-mail da lista.

Esta possibilidade ajuda a limpar a base de usuários desengajados e vai evitar sua classificação como spam, o que pode prejudicar seu domínio, e também os usuários que verdadeiramente estão interessados na sua empresa ou no seu produto.

Além de se obter uma base de interessados no serviço ou produto, o uso de e-mail permite uma série de análises que devem ser consultadas em tempo real, por exemplo:

  1. O total de enviados ou entregabilidade;
  2. As taxas de abertura;
  3. A taxa de CTR ou taxa de cliques;
  4. Número de pessoas que removem o e-mail da lista;
  5. E o engajamento.

Com isso, é muito possível calcular o ROI, Return Over Investment, em tradução, Retorno Sobre Investimento, de todas as estratégias e verificar se a meta está sendo atingida ou não, tornando-se uma ferramenta poderosa para o cotidiano.

Na prática, poucos canais podem ser comparados com o retorno sobre o investimento do marketing feito por e-mail.

Uma empresa que vende kit café personalizado terá um retorno grande sobre investimento se focar em entregar bom conteúdo para os seus compradores.

Isso é possível porque as pessoas têm o e-mail totalmente inserido em suas vidas, e ele é a coisa mais simples e básica que alguém pode obter na Internet.

Muitos vão além e são usuários extremamente assíduos, gastando bastante tempo com a caixa de e-mail aberta e olhando cada nova mensagem que chega.

3 dicas para aumentar os resultados

O e-mail marketing é uma ferramenta com a capacidade para conversão, partindo da conexão com uma base de dados interessada no que se tem a oferecer. 

Por isso, é importante que você saiba alguns passos práticos de como fazer os resultados da sua empresa crescerem através dele.

1. Segmentação da base de leads

Assim como a construção de conteúdo deve ser segmentada e falar diretamente com o público que deseja atingir, o e-mail marketing de muito sucesso é aquele enviado de forma estratégica, o que requer que se conheça o público.

Mas, muitas vezes, a base de leads é feita por pessoas com interesses diferentes em processos de compra variados e que, por isso, não estão preparadas para receber o mesmo e-mail.

Assim, vale analisar e dividir grupos de disparo conforme os interesses ou características em comum das pessoas. Por exemplo, pessoas da mesma região, que realizaram download de determinado material, ou se inscreveram para um mesmo curso.

2. Humanização e a comunicação

E-mails que são disparados de um indivíduo, com nome próprio, para outro, são muito mais envolventes para chamar a atenção e gerar cliques, até porque pessoas se relacionam com outras. Então, use o nome de uma ao invés da sua marca ou produto.

3. Enviar o e-mail com o nome do leitor

Se for possível, comece o e-mail usando o nome da pessoa que irá recebê-lo, construindo, assim, uma comunicação ainda mais pessoal. Mas essa estratégia vai depender do banco de dados que a empresa possui para disparar os e-mails.

No geral, muitas corporações optam por não pedir o nome junto do e-mail na hora de fazer o cadastro para não criar um empecilho extra para pegar os dados dos seus possíveis clientes.

Com este método, a pessoa vai se sentir mais incluída no conteúdo e saberá que a marca está a vendo, e não só disparando e-mails para gerar vendas.

Considerações finais

A comunicação com o público é estritamente importante para as empresas e, como já foi destacado neste artigo, a estratégia do e-mail marketing é uma excelente ferramenta para fazer a entrega das mensagens e informações da sua marca para o seu público-alvo.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Receba artigos como esse totalmente grátis em custo

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

Empreendedorismo Brasil
Empreendedorismo Brasil

Especialista em redes sociais, Instagram, Facebook e Google Ads, trabalho com marketing digital mais de 12 anos, tenho, o meu foco é trazer resultado para o seu negócio.

0 0 votes
Avalie artigo
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x