O Dropshipping Nacional é Legal Compensa Montar Loja ou Está Saturado?

Busca por dropshipping cresce mais de 100% ao ano no Brasil

o que é dropshipping

Antes de nos aprofundarmos no assunto, precisamos definir alguns conceitos básicos para não deixar nenhuma dúvida. Você sabe o que é dropshipping?

O dropshipping é um modelo de negócios que consiste em vender produtos sem ter um estoque físico em mãos. A loja de dropshipping age como um intermediador entre o comprador e o fornecedor.

Na prática funciona da seguinte forma: O cliente compra X produto em sua loja, você recebe esse pedido, passa ele ao seu fornecedor, o fornecedor faz o processamento do pedido e envia diretamente para o endereço do seu cliente.

Em nenhum momento o pedido passa pelas suas mãos, você apenas facilita essa compra, agindo como uma ponte entre cliente e fornecedor, mas sem que o cliente saiba disso.


Nos olhos do cliente o produto está vindo diretamente de você ou de seu depósito.

Para fazer o dropshipping é necessário ter uma loja virtual ou vender através de um marketplace que permita esse tipo de atividade.

Para começar com dropshipping é necessário criar uma loja virtual, a plataforma que recomendo é www.shopify.com.br mas não se anime muito, porem a depende do modelo de negócio o WordPress consegue ganhar de letra.

Registrar um domínio

Para criar loja é necessário registrar um domínio, esse é o primeiro passo.

Escolher a plataforma para criar a loja

Tem várias porem vou listar aqui somente as mais usadas e mais recomendas para esse seguimento de dropshipping.

  1. Shopify.com
  2. WordPress + Woocommerce
  3. CartX + Woocommerce
  4. Loja Integrada

Se for trabalhar com muitos produtos recomendo a Shopify, mas se for trabalhar com poucos produtos sugiro que adote o WordPress.

Olha eu sou empreendedor digital já trabalhei com dropshipping, posso te ajudar a escolher o modelo de negócio que mais se adapta suas necessidades. 

Entre em contato comigo para que possa te ajudar com essa jornada, será um grande prazer poder compartilhar minhas dicas e ideias de negócios. Me siga no Instagram https://www.instagram.com/geo_nexo/.

Continua…

Depois da loja pronta é necessário divulgar para seus clientes poderem encontrar sua loja.

Existem duas formas de divulgação, que se resume em trafego pago gerado através de campanhas Ads, e trafego obtido através de estratégias de SEO.

Para quem está começando recomendo que compre tráfego orgânico.

Onde posso comprar tráfego orgânico?

Trafego pago pode ser comprando através do Google Ads ou pelo Facebook Ads além dessas plataformas existem outras.

Embora as outras plataformas para gerar trafego não seja tão eficiente quanto essas duas, mas da para testar e ver se compensa.

  1. Google Adwords Etá perdendo espaço para redes sociais mais continua sendo uma das melhores plataforma de anúncio pago.
  2. Facebook Ads Tudo que desejar
  3. Instagram Plataforma perfeita para anunciar serviços e produtos.
  4. Taboola Propaganda em forma de conteúdo muito bom para nicho de saúde emagrecimento… Fonte https://empreendedorismobrasil.com/7-formas-para-gerar-visitas-e-trafego-organico/.

O Dropshipping surgiu por volta do ano de 2009 e 2010, alguns empreendedores viram a oportunidade de poder ganhar dinheiro online fazendo a intermediação de compra para produtos internacional vindo de fora do Brasil.

 De lá pra cá o seguimento tem só crescido e vem ganhando destaque cada dia.

Se você realmente quer investir nessa área é sempre bom fazer um curso de dropshipping no curso você vai aprender tudo que exite de mais recente sobre esse assunto.

Mas para ser sincero não é algo difícil, porém não é algo fácil, nada hoje é fácil, é primeiro muito trabalho e força de vontade para ganhar dinheiro online.

Quando você pega o jeito da coisa tudo fica mais fácil, o primeiro passo você já deu, agora precisa analisar se realmente é sua praia.

Nunca faça algo somente pensando em ganhar dinheiro… Sim o dropshipping pode lhe proporcional milhares de reais por mês, mas antes disso é preciso pensar no que você gosta de fazer.

No curso de dropshipping você vai ter mais ou menos uma noção se é realmente algo que você quer para você.

Exitem vários fornecedores no qual você pode fazer o dropshipping tranquilamente com a certeza que seu cliente vai receber o produto.

  1. https://pt.aliexpress.com/Recomendado
  2. https://www.amazon.com.br/
  3. https://br.gearbest.com/
  4. https://www.oberlo.com.br/sistema Brasileiros de dropshipping
  5. https://www.lightinthebox.com/pt/
  6. https://www.dx.com/chega rápido

Como pode ver é notável que cada dia mais empreendedores busca informações sobre essa atividade no Brasil.

Dropshipping é legal no Brasil?​

Até onde sei somente terá problemas se for fazer dropshipping nos marktplaces tipo MercadoLivre.

A verdade é que é legal sim desde que tenha um suporte para seus clientes e ofereça as garantias necessárias que seu cliente precisa para receber o produto ou dinheiro de volta.

Dropshipping está saturado no Brasil ainda tem espaço para novas lojas?​

Definitivamente não, e acredito que nunca vai está, na minha concepção o droshipping é uma ideia de negócio bem sustentável que nunca vai deixar de existir.

Um dos principais atrativos do dropshipping é a sua barreira de entrada ser muito baixa.

Por dispensar a necessidade de construir um estoque físico, praticamente qualquer pessoa consegue começar uma loja própria.

O custo às vezes não chega nem a R$100 dependendo dos seus gastos com domínio e se você escolhe uma plataforma acessível, como o CartX.

Isso quer dizer que há um grande número de pessoas abrindo seu próprio negócio dia após dia.

Mas muitas dessas pessoas não estão preparadas para tocar uma operação assim, seja por falta de conhecimento no ramo ou até mesmo por falta de tempo. E isso é a receita perfeita pro fracasso.

E uma grande parcela de culpa está nos gurus do dropshipping.

Esses Youtubers e influencers vendem a ilusão de que é possível para qualquer pessoa criar uma loja de dropshipping e começar a faturar 7 dígitos em menos de um mês.

Muitas vezes até vendendo cursos ensinando uma fórmula mágica infalível pro sucesso rápido.

Como você já pode imaginar, não existe nada desse tipo. Não há um jeito rápido e fácil de ficar rico. Tome bastante cuidado para não cair nessa armadilha.

E são essas expectativas surreais que causam uma enorme frustração na nova leva de dropshippers que estão começando agora e fazem eles crer que o dropshipping está saturado e já não tem mais espaço para ninguém.

Mas a verdade é que há espaço sim. E muito. Porém você vai ter que se dedicar bastante e fazer uma loja bonita, profissional e com ótimas ofertas de produtos.

Erros que você deve evitar quanto estiver montando loja virtual

Quer saber qual é o grande segredo para ter sucesso com sua loja? Vamos compartilhar com você, mas antes vamos ver os principais erros que as pessoas cometem – assim você saberá o que não fazer.

  1. Não investir dinheiro suficiente

Lembra quando mencionamos que é possível começar uma loja de dropshipping com R$100 ou menos? Pois é, mas isso não quer dizer que seja o ideal.

É importante você ter um orçamento flexível para poder investir num bom domínio, em aplicativos, no design da sua loja e também em aplicativos que facilitem o seu trabalho.

Uma das partes mais importantes é o design da sua loja. Quanto mais profissional for, mais confiança seu cliente terá em comprar com você.

Basta se colocar no lugar dele: você compraria em uma loja com uma aparência totalmente amadora?

E por fim, o coração de qualquer loja virtual é o tráfego pago, ou seja, anúncios em redes sociais e sites de busca. E é isso que vai consumir a maior parte do seu orçamento inicialmente. Não existe um teto para quanto você deve gastar. Aqui o seu limite é o seu bolso.

Mas lembre-se, quanto mais você puder investir num tráfego pago de qualidade, mais pessoas verão a sua loja. O que pode aumentar bastante as suas vendas, desde que sua oferta seja boa e a copy atrativa.

2. Pecar no atendimento ao cliente

Em tempos onde a competitividade no e-commerce está mais acirrada do que nunca você precisa buscar diferenciais para a sua loja.

Nem sempre dá pra ganhar da loja concorrente no preço, mas você pode fazer de tudo para garantir que seu atendimento seja memorável.

E pode ter certeza que os clientes vão levar isso em consideração na hora de voltar a comprar com você.

Um atendimento rápido, simpático e prestativo causa uma ótima impressão e pode gerar avaliações positivas para sua loja, o que vira uma prova social e convida novos clientes a experimentarem sua loja.

Isso vale em dobro caso você esteja planejando fazer dropshipping internacional (comprando da China).

Pode levar até mais de duas semanas para que o pedido do cliente chegue, e para mantê-lo calmo é essencial oferecer um bom pós-venda.

Faça de tudo para evitar um atendimento demorado, grosseiro e não-prestativo e você já vai estar com meio caminho andado em direção ao sucesso.

Entrar sem estar preparado de verdade

Na pressa e na euforia de lançar a loja o quanto antes, percebemos que muitas pessoas começam sem estar totalmente preparadas e acabam encontrando problemas e tendo dúvidas muito básicas que poderiam ser resolvidas com apenas alguns minutos de pesquisa.

Em vez disso, elas se sentem perdidas e desesperadas, o que pode causar um efeito de bola de neve negativo muito grande. Por exemplo: O cliente pede a devolução de um produto pois ele chegou com a cor errada.

Imagine que o lojista não sabe como agir nessa situação e acaba perdendo a venda, o produto e deixando o cliente insatisfeito, o que acarreta numa avaliação negativa em sua loja e queima um pouco da reputação da loja.

 Pode parecer um exemplo exagerado, mas é totalmente possível.

Então não pense que todo o tempo que você passar estudando, vendo vídeos e lendo artigos está sendo desperdiçado. 

Conhecimento acumulado nunca é desperdício. Só tome cuidado para não ficar muito tempo na teoria e nunca avançar para prática

Concluindo

Existem muitas pessoas frustradas com o dropshipping por conta de expectativas gigantescas que acabam sendo frustradas à medida que elas colidem com a realidade. 

As falsas promessas de enriquecimento fácil que os gurus fazem são um grande veneno e desincentivam novos empreendedores.

Mas ainda há espaço suficiente para você construir a sua loja de dropshipping desde que seja feita da maneira correta. Fazendo os preparativos necessários você consegue garantir que terá uma operação saudável e com grande possibilidade de escala – tudo em seu devido tempo, é claro.

Receba artigos como esse totalmente grátis em custo

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

Empreendedorismo Brasil
Empreendedorismo Brasil

As vezes tudo que precisamos para conseguir tudo que desejamos é da a devida importância para nossos sonhos para nossas vontades, porque somente querer não basta é necessário fazer acontecer.

    0 0 vote
    Avalie artigo
    Subscribe
    Notify of
    guest
    0 Comentários
    Inline Feedbacks
    View all comments
    0
    Would love your thoughts, please comment.x
    ()
    x