fbpx

7 Formas de como gerar tráfego orgânico

Para um site ou blog crescer, é necessário tráfego – ele traz resultados efetivos para os negócios e ainda atrai mais movimentação. Isso pode ser gerado através de dois métodos: orgânico e pago, sendo o mais econômico e conveniente o orgânico. Mas como gerar visitas?

Essa é uma dúvida comum para todos, mas não é algo para muita preocupação: há muitas estratégias para se gerar tráfego orgânico. Então é possível contar com tráfego sem acabar optando pelos anúncios pagos.

Se você quer saber como gerar visitas em seu site ou blog, prossiga com a leitura do artigo e entenda um pouco mais do assunto. Compreenda de maneira mais profunda as 7 formas mais populares para gerar tráfego!

Atualmente você adota algum tipo de estratégia para atrair visitantes (e potenciais clientes) ao seu site ou blog? Se sua resposta for não, isso é preocupante: é necessário saber como gerar visitas em seu domínio!

Afinal, as pessoas não vão entrar por espontânea vontade em seu site, assim como ninguém entra em uma loja sem atrativos. Como ser atraente ao público virtual? Apostando em elementos que chamem bons resultados de pesquisa.

E quais os métodos para isso? Veja agora como gerar visitas em 7 formas!

Produção de conteúdo relevante

Quando o Marketing parou de focar no produto e se direcionou para as necessidades do cliente, se voltou atenção para informações. Antes de querer comprar algo, o cliente busca respostas – e ele obtém isso através de conteúdo relevante.

Conteúdo relevante é o coração do Inbound Marketing e trazer materiais ricos em informação é um passo essencial para atração de tráfego. O mecanismo de busca reconhece conteúdo relevante para o público – e isso gera ranqueamento melhor.

Por exemplo, se você vende óculos de marca, que tal uma série de postagens sobre as marcas, sobre usos do óculo, sobre última moda? Isso cria relevância!

Dica: acrescente links que enriqueçam a leitura do artigo, principalmente se forem de outros artigos seus.

Frequência de postagens

Não basta só criar conteúdo relevante, é preciso também promover engajamento constante. Como gerar engajamento com seu conteúdo se você mesmo não se engaja com ele, não mantendo frequência de postagens?

O segredo para manter regularidade é criar um planejamento de postagens, um calendário editorial. Planeje a data para criação do conteúdo, assim como para sua disponibilização no Instagram ou Facebook.

No entanto, não é pra ser o extremo oposto: postar toda santa hora! Aqui é importante manter o equilíbrio, de forma a não afastar seus potenciais clientes.

Dica: trabalhe com uma quantidade de postagens em horários específicos, como muitos canais no YouTube fazem, por exemplo. Dessa forma, nem falta regularidade de conteúdo, nem há overdose do mesmo.

Uso das redes sociais

Como gerar visitas sem o uso de redes sociais? Elas já fazem parte do cotidiano, quase se tornando fixo na vida de qualquer usuário – e claro que isso faz delas alvos perfeitos para divulgação.

Temos várias redes sociais, não se esqueça as redes sociais ajuda na indexação dos backlinks.

Lista com 300 redes sociais

É importante que você tenha bom alcance nas redes sociais, como Instagram e Facebook, e também entenda como funciona cada rede. Por exemplo, Facebook é ótimo para conteúdo, enquanto Instagram é voltado para o apelo visual.

Assim, cada uma deve ser trabalhada de maneira diferente nas campanhas para gerar tráfego orgânico. E a cada nova postagem, o conteúdo deve ser imediatamente divulgado na rede social!

Dica: utilize de plugins para rede social na postagem, tornando o compartilhamento bem mais ágil ao usuário.

Use variados tipos de mídia

Dentro da internet, há diferentes tipos de mídia: imagem, vídeo, gif, infográfico, live, etc. Dessa forma, cada uma conta com diferentes utilidades e, claro, diferentes potenciais que devem ser explorados.

É importante que você varie o tipo de mídia com seu conteúdo, explorando-o de diferentes formas, vendo o que encaixa com o público. Para uns, é mais dinâmico o uso de vídeo com o texto, enquanto para outros é mais intuitivo o uso de infográficos.

Além disso, diferentes tipos de mídia trazem dinamismo ao seu texto (que pode ser curto, médio ou longo, conforme público).

Sites no qual deve lhe ajudar na produção de mídias.

Confira vídeo, ▶️Como Criar um Infográfico? Online e Gratuito [Ferramenta Canva]

Criação de vídeos

Dica: é importante usar variados tipos de mídia nas redes sociais, entendendo como funciona em cada uma. Por exemplo, Facebook é excelente para combinar texto + imagem ou texto + vídeo.

Já o Instagram, um meio mais visual, privilegia mais imagens e vídeos curtos.

Use de e-mail marketing

E-mail marketing é provavelmente uma das técnicas mais tradicionais do Inbound Marketing – e uma que continua eficaz. Não se trata do típico spam, mas um envio automático de e-mails voltado para um público com potencial de se tornar cliente.

Ao enviar o conteúdo certo para o público certo, você segmenta e criar maior chance de tráfego orgânico. Funciona de maneira simples: conte com uma lista de contatos, criando grupos com características próximas.

9 melhores ferramentas de e-mail marketing

Dentro disso, envie conteúdo personalizado para cada fase de funil e para cada tipo de público. Quanto maior a lista de contato, maior a chance de tráfego orgânico produzido.

Dica: faça uma boa pesquisa de ferramentas de e-mail marketing antes de apostar em alguma. Cada uma conta com um diferencial e valores diferentes – e nisso algumas se destacam.

Aplicação do SEO

SEO é outra ferramenta eficiente de como gerar visitas para seu site ou blog. Como faz isso? Através da otimização do seu conteúdo, de forma com que ele adquira um melhor ranqueamento e, consequentemente, mais tráfego.

Essa ferramenta se trata de um conjunto de técnicas que permitem que você alcance as primeiras páginas dos resultados. Não é uma ciência exata, mas é uma das melhores para obter os primeiros lugares.

Algumas das técnicas são: otimização de interface do site, link building, uso inteligente de palavras-chave, URLs amigáveis, bom uso de Title Tag e Meta Description, entre outras.

Dica: Em outro artigo, listamos as 47 técnicas de SEO mais conhecidas e vale sua conferida. Além das já citadas, ainda há várias outras mais que merecem seu conhecimento!

Monitore regularmente seus indicadores

Não é possível criar tráfego orgânico sem constante avaliação dos resultados através de indicadores ou métricas. Por exemplo, sua porcentagem de visitas no site se encontra alta, mas o usuário não permanece na página ou não se converte em cliente.

Você não poderia fazer mudanças em como você prossegue com seu site ou blog sem entender quais são os problemas. Defina quais indicadores são relevantes para seu conteúdo e os mantenha em constante observação.

Não é nada complicado, com você podendo contar com uso de ferramentas para avaliação de métricas. Dessa forma, como gerar visitas? Através da manutenção de um bom conteúdo ao seu usuário!

Serpbook

É ótimo site para fazer acompanhamento da posição de suas palavras chaves, é possível acompanhar o rank de até 500 palavras chaves para cada site.

Google Analytics

O Google Analytics é sem dúvida uma das melhores ferramentas para monitoramento de todo o trafego gerado pelos seus websites.

As possibilidades são imensas, através do Google Analytics você consegue ver o carregamento do seu site, a taxa de rejeição, o tempo que cada visita entre outras informações que são bem úteis.

Dica: as métricas relacionadas a como gerar visitas mais importantes são tráfego, SERP, tempo de permanência, página por visita, retornantes, compartilhamento e cliques nas redes sociais.

Dicas extras, ter mais trafego

Não é mais segredo que o trafego é responsável por 6% do ranqueamento de uma pagina, é uma matemática muito simples, se sua pagina está recebendo visita é porque ela está otimizada, mas se não está recebendo trafego com certeza deve ter algum problema.

Problema esses que pode está ligado as seguintes questões.  

  1. Titulo não está otimizado
  2. Não criou descrição personalizada
  3. Está usando tema pesado
  4. Site demora para carregar.

O titulo precisa ser muito bem pensado, tem ter certeza que vai chamar atenção dos seus futuros visitantes, ou vai perder trafego.

Já o tema é fator bem mais complexo porque se escolher o tema errado que atrapalhe no carregamento do site as coisas nunca vai andar como deveria.

Por isso que recomendo que escolha um tema realmente otimizado é caso do tema Wolf Wp uns dos melhores temas para WordPress.

Use um plugin de cache

Essas foram algumas dicas de como você pode aumentar trafego no seu site, cem breve artigo será atualizado com mais dicas sobre como gerar mais visitas no Google.

Se gostou do artigo não esqueça deixe seu comentário, siga-me no Youtube.

Tags: | |

Sobre o Autor

Geo Oliveira
Geo Oliveira

As vezes tudo que precisamos para conseguir tudo que desejamos é da a devida importância para nossos sonhos para nossas vontades, porque somente querer não basta é necessário fazer acontecer.

0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *