Com boas práticas, é possível que várias pequenas empresas possam crescer. Dentre algumas delas, estão algumas dicas de técnica SEO que conseguem otimizar o resultado de diversos negócios. 

Desse modo, confira a seguir o que é essa técnica, assim como algumas dicas de como aplicar ela na prática para alcançar resultados maiores.

O que é SEO?

SEO é a sigla para Search Engine Optimization, que significa a otimização de sites para mecanismos de busca. 

Ao aplicar essas estratégias nos sites ou em lojas virtuais, é possível melhorar o posicionamento nos sites de busca atraindo mais visitantes e dessa forma, fechando mais negócios.

Basicamente, o trabalho de SEO é dividido em três pilares principais, sendo eles: O On-Page, conteúdo e link building.

  1. On-Page

O On-Page são algumas adequações realizadas dentro de um domínio para que plataformas de buscas possam entender o que significa o site. Portanto, ela contempla as melhorias feitas diretamente no código de fonte dos sites.

Essas melhorias visam que as plataformas de pesquisa tenham uma legibilidade melhor do site, e compreendam o que foi colocado em cada uma das páginas.

Dessa maneira, as plataformas de pesquisa analisam como é a experiência do usuário navegando no seu site e principalmente pelos dispositivos móveis. 

Por isso, é importante que o seu site tenha um carregamento rápido e proporcione uma ótima experiência de navegação.

  1. Conteúdo

Não basta ter um ótimo site, um código-fonte e um bom carregamento, se não tiver um bom conteúdo.

Portanto, é preciso ter um conteúdo que realmente ajude os usuários a fazer um tipo de consulta.

Sempre que for desenvolver qualquer tipo de conteúdo, seja a descrição de um produto ou serviço, é necessário pensar em como ele está ajudando o usuário.

  1. Link Building

Esse método nada mais é do que o processo de ganhar referências em outros sites espalhados pela internet.

Cada link que ganhar de outro site, conta como voto. Ou seja, se é um bom portal e de confiança, a reputação dele vai aumentar.

Com as informações sobre o público-alvo e os conteúdos que são colocados no site, é possível ter boas informações sobre os clientes.

Qual a importância do SEO?

Na maioria das vezes, o usuário que acha o seu produto em algum lugar, passa a pesquisar algumas palavras-chave para chegar em seu site.

Por isso, é importante ter um site e dentro dele, ter todo um portfólio de produtos para oferecer e assim, servir como um gancho para a próxima venda e até mesmo, recomendar para os amigos. 

Quando o produto é muito técnico e específico, exige uma pré-venda para que as dúvidas sejam sanadas.

Sendo assim, as vendas pelo site são muito importantes, medidas pelos feedbacks que os clientes deram. 

Desse modo, é muito importante ter uma boa palavra nas horas das vendas, sendo fundamental a disponibilização do sistema para representante comercial gratis.

Com isso, é vital ter um posicionamento da sua marca dentro do meio digital, para trazer uma maior segurança para o consumidor.

É fundamental sempre manter a manutenção do site e deixar ele atualizado para não causar uma má impressão nos clientes.

CRM

Através de algumas ferramentas, você será capaz de construir uma base sólida de consumidores, com isso, o crm pode ser algo muito importante para ajudar no SEO.

Por meio dela, você pode manter um relacionamento de forma duradoura e lucrativa, e principalmente aumentar as vendas.

É uma sigla usada para Customer Relationship Management,  que significa Gestão de Relacionamento com o Cliente,  se referindo basicamente ao conjunto de práticas estratégicas de negócios, focadas no relacionamento com o consumidor.

Dessa maneira, o sistema crm vai além, e toma conta de alguns pontos como, por exemplo:

  •  Gestão de vendas;
  •  Marketing;
  •  Atendimento;
  •  Pontos de contato com o cliente.

Com isso, é sempre muito importante tratar os clientes com empatia, pois isso pode fidelizar eles e dessa forma, conseguem tornar o seu atendimento muito mais atrativo.

Com o crm operacional, é possível fazer o acompanhamento das ações dos clientes dentro dos sites.

Sendo assim, terá acesso ao que os consumidores buscam e até mesmo a críticas construtivas. Com isso, através de cada um dos feedbacks, é possível criar ideias para novos produtos.

Além de acompanhar o que o cliente visita no site, é possível trazer a automação de alguns procedimentos de marketing, como a publicação de conteúdos em portais ou até mesmo através dos chats automáticos.

Em um momento ou outro, é comum que o cliente tenha dúvidas sobre alguma coisa. Com esses questionamentos, é possível ter a informação extraída do comercial crm e assim, enviar um e-mail automático sanando todas as dúvidas dos usuários.

Dicas de SEO para utilizar no seu site

Após analisar tudo isso, existem algumas dicas que na maioria das vezes são muito importantes para saber como utilizar a técnica SEO dentro do seu site de modo eficiente.

  1. Intenção da pesquisa

É necessário entender como o cliente procura o serviço ou o seu produto, sabendo quais as palavras-chaves que ele utiliza no buscador para localizar a sua empresa.

  1. Palavra-chave

As palavras-chave são os termos que serão colocados durante o texto. Se elas forem bem trabalhadas, terá mais chance de ser assertivo. 

Não utilize as palavras-chaves que são as mais procuradas por todos, porque o nível de concorrência é muito grande. 

Por isso, é importante focar em palavras mais específicas sobre a solução do seu problema.

  1. Produza conteúdo relevante com qualidade

Não adianta colocar vários textos no site se não tiver uma boa qualidade, porque se não tiver nada relevante, é possível que a pessoa não permaneça nele.

Produza um conteúdo relevante e de qualidade para que as pessoas possam compartilhar com outros usuários. 

Com isso, as plataformas de busca poderão ver que o seu site tem relevância e será promovido quando o cliente for fazer a pesquisa.

  1. Tenha uma URL amigável

O URL é o endereço do site, em que terá o nome do site e a página que criará. Quanto mais coerente ela for, terão maiores chances de um posicionamento orgânico, ou seja, de forma natural. 

Quanto mais links tiver em suas palavras-chave, aumentam as possibilidades dos usuários entrarem pela URL.

  1. Faça meta descrições

Esses são os textos que aparecem abaixo dos links nos buscadores. Sendo assim, é possível colocar a programação do site.

São os pequenos textos que irão convencer a pessoa a clicar no link até o site. É importante que essas descrições sejam bem atrativas ao conteúdo e baseadas nas palavras-chaves.

No geral, com boas dicas, é possível que o SEO faça grandes diferenças na lucratividade das pequenas empresas.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Markplan, site voltado 

para a veiculação de conteúdos relevantes sobre estratégias de negócios, pensados para abranger informações e novidades relacionadas aos maiores segmentos empresariais.

Tags:

Receba artigos como esse totalmente grátis em custo

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!
0 0 votes
Avalie artigo
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x