Por Que É Importante Traçar Estratégia De Marketing Digital Na Arquitetura

Vivemos na era do desenvolvimento tecnológico, da expansão da Internet e da disseminação da informação. 

Neste contexto, as ferramentas de Marketing Digital estão cada vez mais presentes no mundo dos negócios. 

Contudo, você que é arquiteto  já parou para pensar como atrai os seus clientes? 

A verdade é que é necessário investir mais em comunicação, em produção de conteúdo e mais estratégias para a sua empresa no mercado  e isto ajuda em projetos de casas.

O Que É Marketing Digital?

Você não deve lembrar muito bem, mais a alguns anos atrás quando uma empresa queria conseguir clientes, ela fazia anúncios em TV, rádio e revistas impressas. 

Com o passar dos anos surgiram os jornais eletrônicos e os portais de notícias, com espaços de banners. 

A realidade era que profissionais autônomos dificilmente achavam espaços virtuais atraentes suficientes para investir em anúncios.

Podemos afirmar que  recentemente a situação mudou muito. 

Hoje, o Marketing digital é visto como o mais eficiente, eficaz e econômico para as empresas. Pois através dele é possível conquistar melhores resultados para os seus públicos. 

Hoje os profissionais utilizam a Internet, aparelhos smart e outros meios digitais para divulgar seus produtos e serviços, conquistar novos clientes e criar redes de relacionamento.  

E toda essa transição acontece de forma não invasiva e muito mais bem personalizada.

Ou seja, o Marketing Digital, em comparação com o Marketing Tradicional, pode ser considerado o caminho mais lógico, em tempos modernos para os  arquitetos atingirem metas de negócios.

Imagem: Otoni Arquitetura

O Que O Marketing Digital Pode Oferecer Para Os Arquitetos

O Marketing Digital pode oferecer aos arquitetos muitos mais benefícios do que você possa imaginar. 

Primeiramente ele pode esclarecer à população sobre qual área esta categoria profissional trabalha e o que de melhor pode oferecer para a sociedade, ajudando a educar os clientes sobre os benefícios da sua contratação. 

Essa é uma forma estratégica de mostrar para o usuário da rede social o seu valor e dizer ao mundo o que pode fazer para melhorar as suas vidas.

Agora, para impactar o seu público será preciso sair da zona de conforto e explorar, de verdade, todos os recursos incríveis que estão disponíveis através da comunicação digital. 

Onde será preciso investir  tempo, e disponibilizar de recursos financeiros com uma parcela de boa vontade para que tudo flua e dê certo.

Por isso você deve provocar atração, encantamento e além disso conquistar fidelidade não só de clientes, como de parceiros comerciais também.

O Marketing Digital deve ajudar você a focar todo o seu esforço no segmento de mercado através do nicho que você quer se destacar. 

A partir daí fica super simples  mensurar e avaliar resultados de publicidade e propaganda. 

O próximo passo corresponde a  fazer os devidos ajustes estratégicos em suas atividades, visando expandir os seus negócios e consolidar a sua marca, sem nenhum tipo de custo adicional para ações de vendas e marketing.

Imagem: Studio Scatena Arquitetura

Quais Ferramentas Utilizar Nesse Novo Modelo

Essa é a pergunta que não quer calar!

Talvez, no mundo ideal poderíamos resumir um modelo de Marketing Digital em apenas três caminhos, que seriam: Criação de site, blogs e redes sociais. 

Entretanto, esse universo vai muito além disso.

O nosso pontapé inicial, onde não seria necessário grandes investimentos, poderia ser um site ou blog recheado de conteúdos relevantes, preferencialmente bem otimizados para os mecanismos de busca do Google. 

Onde poderíamos usar como exemplo o tema: O primeiro passo para você, ser um bom arquiteto.

Neste momento, não é necessária ajuda. 

Mas se você tiver como principal objetivo conquistar muita visibilidade, uma boa dica é  consultar um especialista de ações estratégicas customizadas conforme os objetivos de projetos de casas dos seus clientes. 

Você deve internalizar que todo investimento feito para o Marketing Digital deve ser considerado um benefício de curto, médio e longo prazo que auxilia muito a sua imagem profissional e principalmente a da empresa.

Quando você solicitar esse auxílio, não esqueça de traçar planos de ações, objetivos gerais e estratégias gerais. Pense nas oportunidades do mercado que quer aproveitar. 

Confiram Algumas Ferramentas Que Podem Ajudar Você E Sua Equipe De Marketing

  • Sistema CRM: Agendor – ferramenta para segmentar, prospectar e se relacionar com seus clientes até o fechamento da venda e também no pós vendas, além de ajudar na gestão da equipe  e na análise de KPIs.
  • Automação de marketing: LAHAR – Ferramenta para gerar conteúdos na internet, atrair possíveis clientes e automatizar o envio de mensagens para eles com o objetivo de iniciar um relacionamento que leve ao fechamento de vendas.
  • Blogs Corporativos: WordPress – A ferramenta mais usada no mundo para criar blogs com o conteúdo mais adequado para atrair clientes e conseguir seus dados, transformando-os em leads (interessados em seu negócio que forneceram dados de contato para você). 

É Verdade Que As Ferramentas De Marketing Digital Ajudam Em Projetos De Casa?

A resposta é sim, ajudam muito!

Como dissemos antes, além de sites e blogs, agora é importante os arquitetos explorarem as redes sociais também. 

Em certos canais, você pode se comunicar mais facilmente com todo o público interessado em trabalhos como os seus. 

E assim sua empresa pode conseguir mais clientes e ela pode também influenciar o mercado, inspirando as pessoas em como projetam as suas casas.

Pense assim: Nem todos estão “vagando” pelas redes atrás de serviços e produtos, mas inevitavelmente vão encontrar isto, por meio de posts, artigos e propagandas suas. 

Podemos afirmar também que as campanhas segmentadas que você cria podem  “peneirar” estas pessoas e fazer com que elas se comuniquem com a sua empresa, ficando atraídas, encantadas  e principalmente interessadas em querer as suas propostas de projetos de casas. 

E toda essa divulgação pode ser feita através de e-mails ou ebooks.

Canais Com Imagens Inspiradoras 

Antes de contratar arquitetos e designers, as pessoas querem ter ideias sobre aquilo que buscam. 

Hoje, um jeito fácil de encontrar boas referências de projetos de casas podem ser pesquisadas através das redes sociais. 

O Facebook é uma excelente plataforma de consulta de reportagens com conteúdos específicos de grandes revistas eletrônicas no segmento – ele deve fazer parte da sua campanha de Marketing Digital. 

Conclusão

Concluímos que os dois melhores canais para compartilhar e encontrar bons exemplos de projetos de casas são o Instagram e o Pinterest. 

A primeira rede está sendo muito utilizada por arquitetos nos últimos tempos. 

Mas sem dúvidas os clientes amam mesmo é o Pinterest, por causa do forte apelo visual, onde cada pessoa pode criar pastas e salvar as referências que mais gostou .

O Pinterest é a ferramenta ideal para fazer um compilado de ideias que podem ser apresentadas ao seu arquiteto depois.

Vale ressaltar que não necessariamente em todos os perfis de arquitetos destas duas redes é possível encontrar bons exemplos de projetos de casas. 

E que nem sempre estes arquitetos seguidos são bons influenciadores e conseguem fechar muitos negócios. 

Portanto, continue pesquisando sempre para obter mais conhecimento sobre as ferramentas do Marketing Digital que poderiam te ajudar com o planejamento do projeto de casas.

Estas dicas de marketing digital foram criadas pela equipe Viva Decora.

 

Tags: | | |

Receba artigos como esse totalmente grátis em custo

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!
0 0 votes
Avalie artigo
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x