Agora que você já sabe quais as principais diferenças entre as plataformas do WordPress, chegou a hora de aprender como instalar o WordPress dentro do seu domínio, para de fato você começar a se beneficiar da plataforma.
Antes de pensar na instalação, você precisa se atentar a duas coisas importantes:
- Fazer registro de domínio (Ou seja, já ter o endereço ao qual deseja instalar WordPress. Por exemplo: www.seusite.com.br, você pode registrar o domínio no site registro.br
- Ter uma hospedagem para deixar o seu site armazenado (Caso você tenha optado em fazer tudo pelo WordPress.com, você já possui uma hospedagem inclusa no plano contratado).
- Já a hospedagem você pode contratar no site BravuHost eles tem hospedagem para sites a partir de R$2,00 ao mês, é uma ótima alternativa para iniciar seu site sem gastar muito.
Se você já possui os dois itens acima, você está pronto para dar os primeiros passos e instalar o WordPress em seu site e começar a usufruir o quanto antes dos seus benefícios.
1) Faça o download do WordPress:
Dentro da página http://br.wordpress.org/ é possível você fazer o download do sistema já em língua portuguesa.
O mesmo virá anexado em arquivo RAR e será automaticamente inserido na página de downloads do seu computador.
2) Descompacte o arquivo em seu servidor:
Ao contrário do que fazemos no computador, o interessante é que você descompacte o arquivo de WordPress dentro da sua hospedagem para não haver possíveis erros ou perdas de arquivos por conta dos antivírus instalados na sua máquina.
Usaremos o CPanel como base, pois quase todos os sites de hospedagem utilizam desta forma para hospedar os arquivos. Caso não seja o Cpanel, entre em contato com o seu servidor e descubra como acessar o CPanel do navegador.
Procure a opção “File Manager”. É aqui que você irá descompactar os seus arquivos iniciais. Se você ainda quiser que o WordPress seja em seu site completo, pode selecionar a opção de raiz do domínio.
Caso queira que o WordPress seja apenas um complemento, como a criação de um blog, selecione “Wordpress em uma pasta dentro do drive”.
3) Crie o banco de dados do seu site
Para que você tenha sempre sob controle as informações do seu site que estarão hospedadas ali, você precisará criar um nome de usuário e senha de verificação.
Após o usuário máster estar criado, você poderá criar outros usuários sem problemas, limitando se quiser as funções administrativas de cada um deles.
4) Criando e editando os arquivos de WordPress
A instalação já está quase pronta. Agora, é a parte onde você irá criar o painel de administração, o conhecido /wp-conf .
Primeiramente, vá até a pasta de download onde você baixou o WordPress no início e crie uma cópia usando o nome: wp-config.php .
Depois, abra o arquivo no WordPad e preencha os destaques do banco de dados que você criou. Após esse procedimento, envie esse arquivo que foi recém editado (O arquivo wp-config.php) para a pasta raiz onde os outros arquivos de WordPress já se encontram (isso dentro do seu servidor).
5) Finalizando a instalação
Após subir o novo arquivo para a pasta do seu servidor, você terá feito toda a parte burocrática da instalação, restando somente o acesso ao painel de controle e o início da configuração do painel.
Ou seja, essa é a hora que você organiza as funções do WordPress e as coloca de forma fácil para a sua melhor utilização.
Ao entrar no seu site, se a instalação ocorreu de forma linear, logo você verá a página de acesso para cadastrar o primeiro usuário e a senha.
A partir daí, toda vez que você precisar entrar na parte editável do site, precisará acessar o seu site da seguinte maneira:
Exemplo: www.casadajoaquina.com.br/wp-admin .
E você estará apto em colocar o seu site no formato WordPress no ar, de acordo com todas as suas necessidades e montado para suprir todas as suas necessidades.
Se você gostou desse conteúdo, compartilhe ele nas suas redes sociais!