A utilização em massa dos smartphones e o nascimento de várias opções de redes sociais, alteraram de maneira significativa o relacionamento entre empresas e público.
É inegável que foi graças a esses fatores que as pessoas passaram a ficar mais tempo na internet.
De acordo com dados levantados pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil, quase 50% dos brasileiros utilizam somente o smartphone para se conectar.
Outro dado interessante é o que diz respeito ao tempo médio de conexão do brasileiro, que é de 9 horas e 14 minutos. O país só perde para Filipinas e Tailândia.
Dessas nove horas diárias de conexão à internet, o brasileiro passa mais de 3 horas e meia por dia nas redes sociais.
Por esse motivo, o potencial de uma rede social como o Instagram é incalculável.
São milhões de pessoas conectadas durante muito tempo. Tem-se, portanto, uma oportunidade de se chegar a um enorme público-alvo. De fato, sabe-se que o Instagram conta com um bilhão de usuários.
Somente no Brasil, são 64 milhões de usuários. O país ocupa a terceira posição em número de perfis, ficando atrás apenas Índia e Estados Unidos.
Afora os pontos levantados acima, temos ainda que o Instagram tende a gerar mais reações do público. Isso acontece porque essa é uma rede social focada em imagens.
Mediante as imagens certas, as organizações podem inspirar empatia em seu público, propiciando um laço afetivo deste com a marca. Tal ocorre porque as comunicações feitas por meio do Instagram são mais descontraídas.